segunda-feira, 15 de novembro de 2010

interessante essa orquidário!

Endereço
Compartilhar:

Foto: Divulgação

Rara no Brasil, a orquídea Bulbophyllum fletcherianum está avaliada em R$ 10 mil

Entre os dias 1 e 16 de maio, um exemplar da orquídea Bulbophyllum fletcherianum poderá ser visto no novo espaço do Orquidário Morumby: o Portal da Orquidofilia. A espécie, original da Nova Guiné, é bastante rara no Brasil e está avaliada em R$ 10 mil.

A orquídea milionária chega a ter folhas de até 1,5 metro de comprimento e cachos formados por 30 flores, com bulbos de 20 cm de diâmetro. “Ela se destaca mesmo entre as variedades do mesmo gênero, não só pelo tamanho, como também por suas cores fortes”, diz Geraldo Monteiro, dono do exemplar, que já ganhou o prêmio de melhor orquídea exótica na Associação Orquidófila de São Paulo (Aosp).


Outra característica que chama atenção na planta é a textura aveludada de seu labelo, pétala dorsal, que, por suas formas e cores, atrai os agentes polinizadores.

“A procura por essa flor ainda é pequena no Brasil, pois cultivá-la não é fácil”, diz Monteiro. A Bulbophyllum fletcherianum requer muita água e bastante luminosidade, mas o excesso de sol incidindo diretamente na planta pode queimá-la.

Além disso, o mau odor que exala – lembra cheiro de carne podre – atrai moscas varejeiras e afasta colecionadores.

“Por tudo isso, há muitos orquidófilos no Brasil que ficam surpresos quando digo que cultivo a Bulbophyllum fletcherianum”, diz Monteiro, que nem pensa em vender sua flor. O valor é apenas uma estimativa.

Exposição de orquídeas

Durante as duas primeiras semanas de funcionamento do Portal da Orquidofilia, milhares de orquídeas estarão em exposição. Segundo a idealizadora do espaço, a orquidófila Julia Meye, o objetivo do novo espaço, instalado no Orquidário Morumby, é ensinar técnicas de cultivo a especialistas e interessados no assunto.

Serviço

Portal da Orquidofilia
Local: Orquidário Morumby
: Av. Professor Vicente Rao, 1.513, Jardim Petrópolis – São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário